Criar expectativas significa semear frustrações? | Instituto Psique - Instituto de Psicologia e Psicanálise

Criar expectativas significa semear frustrações?

Criar expectativas significa semear frustrações?

Criar expectativas significa semear frustrações?

Vamos entender mais…

Por exemplo: às vezes, esperamos que alguém nos envie uma mensagem e essa pessoa não o faz. Quanto maior for a expectativa da chegada dessa mensagem, maior será a frustração de não ter recebido.

Esse “sofrimento” somente acontece porque suas expectativas não foram atendidas e isso é suficiente para que a imaginação e a ansiedade agigantem a situação.

Assim, “cria-se” razões irreais dos porquês da pessoa não ter lhe enviado a mensagem: “essa pessoa não me da a atenção que mereço”, “essa pessoa somente me procura quando lhe convém”, “acho que ele/a está se divertindo com outro/a”, “ele/a está me enganando” etc…

Perceba que todas essas razões são apenas suposições ampliadas pela insegurança, ansiedade e/ou comparações com situações já vivenciadas anteriormente.

É possível que a pessoa não tenha enviado a mensagem por razões concretas e justificáveis, e diante de um diálogo sincero, é bem fácil compreender os porquês dela.

E, nesse momento, muitas vezes, podemos sentir que não possuímos o controle desse modo de pensar, sentir, agir e lidar com a situação e, quando nos damos conta, já estamos imersos em probabilidades manipuladas por nossas imaginações.

Uma maneira interessante que pode te ajudar é dividir os aspectos da sua vida em dois grandes grupos: as coisas que você espera que aconteçam e que dependem exclusivamente de você e as coisas que você espera que aconteçam, mas que dependem bem mais de outras pessoas e acontecimentos.

Note que você só tem o poder sobre as coisas que dependem determinantemente de você.

E as coisas que dependem de outras pessoas, não estão dentro do que você pode controlar. Você pode até influenciá-las de alguma maneira, mas nunca controlá-las.

Um outro caminho muito construtivo e que também pode ajudar é a psicoterapia. A escuta de um profissional qualificado e sua capacidade em te guiar pelos caminhos do autoconhecimento te mostrando possibilidades, escolhas e ampliando suas capacidades é uma possibilidade bastante assertiva.

Sabemos que para muitas pessoas, a terapia parece confusa e inacessível. Por isso, em setembro, duas profissionais de nossa clínica realizarão triagens voluntárias, para te explicar melhor todo benefício do processo terapêutico e juntos, vocês poderão refletir se a psicoterapia é a melhor escolha para você nesse momento.

Agende sua triagem o quanto antes, pois as vagas são limitadas: (15) 33425548 ou (15) 30130510

Aqui no Psique a gente ama cuidar de você!

Comentários

Posts Relacionados

Responsabilidade Afetiva

Responsabilidade afetiva: Você pratica? Você sabe o que é?

Ter responsabilidade afetiva é tratar as relações e os sentimentos das pessoas (e os seus próprios) com todo o cuidado que eles merecem e devem ser tratados: com transparência, com seriedade, com verdade, com respeito e, principalmente, com empatia.

Saiba mais
Você está disponível e aberto à vida?

Você está disponível e aberto à vida?

Tente se lembrar quando foi a última vez que você foi realmente espontâneo, ou topou uma "aventura", ou fez uma colaboração criativa em um bate papo com os amigos...
Faz tempo? Quanto tempo faz que você não se permite, por medo do que o outro pode vir a pensar?

Saiba mais
Como está a sua saúde mental no trabalho?

Como está a sua saúde mental no trabalho?

Cargas de trabalho excessivas, má gestão, comunicação ineficaz, assédio psicológico, exigências contraditórias, falta de clareza, ambiente tóxico e/ou insalubre, enfim. Os motivos que levam o trabalhador a adoecer são muitos e nós precisamos estar atentos.

Saiba mais

Agende seu atendimento agora mesmo

AGENDAR!