Como está a sua saúde mental no trabalho? | Instituto Psique - Instituto de Psicologia e Psicanálise

Como está a sua saúde mental no trabalho?

Como está a sua saúde mental no trabalho?

Como está a sua saúde mental no trabalho?

O ambiente corporativo, muitas vezes, pode ser desgastante e incapacitante.

Cargas de trabalho excessivas, má gestão, comunicação ineficaz, assédio psicológico, exigências contraditórias, falta de clareza, ambiente tóxico e/ou insalubre, enfim. Os motivos que levam o trabalhador a adoecer são muitos e nós precisamos estar atentos.

Além disso, muitas pessoas, as apaixonadas por sua profissão, também sofrem o impacto de serem tão dedicadas e empenhadas com o trabalho.

Elas têm dificuldade em dizer não, limitar a quantidade de demanda de trabalho que são emocionalmente exigentes e/ou estressantes e com isso, acabam se esquecendo de cuidar de si mesmas.

A Síndrome de Burnout vem ganhando espaço em nossa sociedade, principalmente quando o profissional desempenha funções de grande responsabilidade.

De acordo com os dados que a Organização mundial da saúde (OMS) divulgou esse ano, mais de 300 milhões de pessoas, ao redor do mundo, sofrem de depressão e menos da metade delas recebe qualquer tratamento. Houve um aumento de 18% da patologia nos últimos dez anos e, até 2020, será a doença mais incapacitante do planeta.

Somente aqui no Brasil, quase 6% da população sofrem com o problema. E, ainda de acordo com a OMS, cerca de 800 mil pessoas se suicidam anualmente, sendo essa, a segunda maior causa de morte para pessoas entre 15 e 29 anos.

Mas, não é apenas a depressão que está presente.

De acordo com a secretaria de previdência/ministério da fazenda, 9% da concessão de auxílio-doença e aposentadoria são para casos de saúde mental.

Quando se olha para o quadro de auxílios pagos relacionado ao trabalho, os números são ainda mais expressivos. Reações ao “stress” grave e transtornos de adaptação, episódios depressivos e outros transtornos ansiosos causaram 79% dos afastamentos.

 

Por isso, gostaríamos de saber, como vão as coisas por aí?

Você tem conseguido olhar para o seu trabalho e sentir coisas boas?

Ou você é do time dos que pensa: “poxa, amanhã já é segunda?!”

Você tem conseguido se desligar das atividades corporativas e passar um tempo com amigos, com a família e, o mais importante, com você mesmo?

Independente de em qual lado você esteja, cuidar da sua saúde mental é o caminho mais saudável para se ter qualidade de vida quando se trata do ambiente corporativo.

 

A terapia pode te ajudar com isso. Nós podemos te ajudar com isso.

O processo terapêutico traz clareza para nosso sentir e nossas ações e pode ser um recurso muito pontual, para minimizarmos os impactos dessa jornada corporativa desgastante.

Venha descobrir e se descobrir mais!

Comentários

Posts Relacionados

Responsabilidade Afetiva

Responsabilidade afetiva: Você pratica? Você sabe o que é?

Ter responsabilidade afetiva é tratar as relações e os sentimentos das pessoas (e os seus próprios) com todo o cuidado que eles merecem e devem ser tratados: com transparência, com seriedade, com verdade, com respeito e, principalmente, com empatia.

Saiba mais
Você está disponível e aberto à vida?

Você está disponível e aberto à vida?

Tente se lembrar quando foi a última vez que você foi realmente espontâneo, ou topou uma "aventura", ou fez uma colaboração criativa em um bate papo com os amigos...
Faz tempo? Quanto tempo faz que você não se permite, por medo do que o outro pode vir a pensar?

Saiba mais
A conexão te desconecta?

A conexão te desconecta?

Por aqui, nós achamos a tecnologia sensacional e, nem de longe, quereremos demonizar ou vilanizá-la. Este é apenas um convite sincero a refletir: será que quando me conecto com o outro através de minha telinha, eu me desconecto de quem, de fato, está próximo e conectado a mim?

Saiba mais

Agende seu atendimento agora mesmo

AGENDAR!