Vasectomia: Entenda o Procedimento | Instituto Psique - Instituto de Psicologia e Psicanálise

Vasectomia: Entenda o Procedimento

Vasectomia

Vasectomia: Entenda o Procedimento

A gente sempre ouve muitas coisas sobre o procedimento de vasectomia, afirmações sobre a impossibilidade de reversão, sobre impotência sexual, além do receio do processo cirúrgico, há muitas fantasias que permeiam essas dúvidas. Hoje a gente vai te explicar tudo que você precisa saber.

Está curioso? Vem com a gente!

A vasectomia é uma pequena cirurgia, realizada com anestesia local, que interrompe a circulação dos espermatozoides, é um método contraceptivo muito eficaz, mas temido por muitos homens, que acreditam nos rumores de impotência sexual. Se esse era um dos seus receios, pode ficar tranquilo, pois é um grande mito!

O procedimento torna o homem estéril, mas não interfere na produção dos hormônios e nem no desempenho sexual! Vale lembrar que tecnicamente a vasectomia é reversível, mas a taxa de sucesso na reversão pode variar bastante – com o passar do tempo, as chances de reversão se tornam cada vez menores.

A vasectomia é uma das diversas opções que o casal tem para um bom planejamento familiar, tal ferramenta tem o objetivo de garantir o planejamento consciente do casal, pois podem escolher se terão filhos e se sim, qual o momento mais propício para a chegada dos pequenos.

A avaliação psicológica se faz muito importante nesse momento, pois auxiliará o paciente a entender sobre o procedimento do ponto de vista emocional, abordará dúvidas e fantasias sobre o processo, sendo também uma forma de ajudar na reflexão sobre os prós e contras dessa escolha, além de auxiliar o paciente a compreender as suas motivações para realizar ou não o procedimento, permitindo uma escolha adequada, consciente e segura.

Atualmente a solicitação de avaliação psicológica para realização da cirurgia de vasectomia vem sendo cada vez mais solicitada por médicos, planos de saúde e hospitais.

No Instituto Psique, nós contamos com diversos profissionais capacitados para realizar essa avaliação e também, diante do aumento crescente dessa demanda, decidimos proporcionar um workshop sobre o tema, voltado para profissionais que querem agregar mais essa possibilidade aos seus atendimentos.

 

 

 

Comentários

Posts Relacionados

Responsabilidade Afetiva

Responsabilidade afetiva: Você pratica? Você sabe o que é?

Ter responsabilidade afetiva é tratar as relações e os sentimentos das pessoas (e os seus próprios) com todo o cuidado que eles merecem e devem ser tratados: com transparência, com seriedade, com verdade, com respeito e, principalmente, com empatia.

Saiba mais
Você está disponível e aberto à vida?

Você está disponível e aberto à vida?

Tente se lembrar quando foi a última vez que você foi realmente espontâneo, ou topou uma "aventura", ou fez uma colaboração criativa em um bate papo com os amigos...
Faz tempo? Quanto tempo faz que você não se permite, por medo do que o outro pode vir a pensar?

Saiba mais
Como está a sua saúde mental no trabalho?

Como está a sua saúde mental no trabalho?

Cargas de trabalho excessivas, má gestão, comunicação ineficaz, assédio psicológico, exigências contraditórias, falta de clareza, ambiente tóxico e/ou insalubre, enfim. Os motivos que levam o trabalhador a adoecer são muitos e nós precisamos estar atentos.

Saiba mais

Agende seu atendimento agora mesmo

AGENDAR!