- 29 de Abril de 2019
- Sem categoria
Como está a sua saúde mental no trabalho?
O ambiente corporativo, muitas vezes, pode ser desgastante e incapacitante.
Cargas de trabalho excessivas, má gestão, comunicação ineficaz, assédio psicológico, exigências contraditórias, falta de clareza, ambiente tóxico e/ou insalubre, enfim. Os motivos que levam o trabalhador a adoecer são muitos e nós precisamos estar atentos.
Além disso, muitas pessoas, as apaixonadas por sua profissão, também sofrem o impacto de serem tão dedicadas e empenhadas com o trabalho.
Elas têm dificuldade em dizer não, limitar a quantidade de demanda de trabalho que são emocionalmente exigentes e/ou estressantes e com isso, acabam se esquecendo de cuidar de si mesmas.
A Síndrome de Burnout vem ganhando espaço em nossa sociedade, principalmente quando o profissional desempenha funções de grande responsabilidade.
De acordo com os dados que a Organização mundial da saúde (OMS) divulgou esse ano, mais de 300 milhões de pessoas, ao redor do mundo, sofrem de depressão e menos da metade delas recebe qualquer tratamento. Houve um aumento de 18% da patologia nos últimos dez anos e, até 2020, será a doença mais incapacitante do planeta.
Somente aqui no Brasil, quase 6% da população sofrem com o problema. E, ainda de acordo com a OMS, cerca de 800 mil pessoas se suicidam anualmente, sendo essa, a segunda maior causa de morte para pessoas entre 15 e 29 anos.
Mas, não é apenas a depressão que está presente.
De acordo com a secretaria de previdência/ministério da fazenda, 9% da concessão de auxílio-doença e aposentadoria são para casos de saúde mental.
Quando se olha para o quadro de auxílios pagos relacionado ao trabalho, os números são ainda mais expressivos. Reações ao “stress” grave e transtornos de adaptação, episódios depressivos e outros transtornos ansiosos causaram 79% dos afastamentos.
Por isso, gostaríamos de saber, como vão as coisas por aí?
Você tem conseguido olhar para o seu trabalho e sentir coisas boas?
Ou você é do time dos que pensa: “poxa, amanhã já é segunda?!”
Você tem conseguido se desligar das atividades corporativas e passar um tempo com amigos, com a família e, o mais importante, com você mesmo?
Independente de em qual lado você esteja, cuidar da sua saúde mental é o caminho mais saudável para se ter qualidade de vida quando se trata do ambiente corporativo.
A terapia pode te ajudar com isso. Nós podemos te ajudar com isso.
O processo terapêutico traz clareza para nosso sentir e nossas ações e pode ser um recurso muito pontual, para minimizarmos os impactos dessa jornada corporativa desgastante.
Venha descobrir e se descobrir mais!